Quem Somos

Somos estudantes do décimo período do curso de Psicologia da Faculdade Estácio em Sergipe, e este Blog foi elaborado como parte da Disciplina de Gestão e Responsabilidade Social, ministrada pela Profa. Dra. Milena Aragão, onde tivemos a oportunidade de, além da criação do Blog, ministrar um Workshop sobre motivação no ambiente de Trabalho.

Nossa Equipe:
Gerciane Barbosa, Erick Moura, Isys Carla, Laudiceia Santos, Layana Rosa, Maria Dayana, Tâmara Alves e Valdnéia Lisboa.

Nosso Contato

desenvolverh.se@gmail.com

(79) 9 9954-7533


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Minicurso sobre Motivação

O Minicurso sobre Motivação desenvolvido pela nossa empresa foi direcionado aos Alunos do 10º Período da turma de Psicologia da Faculdade Estácio em Sergipe. 

Enquanto formandos, sabemos o quão importante é ESTAR, e MANTER-SE motivado para encarar o Mercado de Trabalho após a celebração da formatura. 
Por motivações diferentes, estes formandos seguirão seus rumos: Vão se engajar num projeto de aperfeiçoamento profissional buscando cursos e especializações por motivações de se preparar e se destacar, ou, por motivações financeira irão logo se lançar no mercado de trabalho. Mas, em ambas as situações, um dos fatores indispensáveis para a realização de tais planos, será com certeza a MOTIVAÇÃO!!

Baseado em alguns fatos como os acima citados, o Minicurso teve o propósito de descobrir qual a motivação dos Alunos do curso de Psicologia, e trabalhar com as habilidades da turma para mostrar que todos são capazes, trazer à tona (a si mesmos) o que os fez chegar até aqui, e o que os motiva. 

... Aconteceu assim:

Tendo feito a apresentação da DesenvolveRH,   iniciamos com a simulação de um Processo Seletivo para nossa empresa, pois assim estaríamos trabalhando toda a Temática de Motivação usando recursos que os motivam.

O processo seletivo se deu nas seguintes etapas: 

1. Pesquisa de Satisfação Pessoal 

Por meio de um formulário com apenas 04 pontos, esta primeira etapa teve como objetivo conhecer o sentido de estarem ali, e como os alunos estão encarando a Conclusão do curso. 


2. Entrevista Musical 

A DesenvolveRH já estava ciente de que os trabalhos com Música sempre deram certo com esta turma específica do 10º período, então, ao invés de simularmos uma entrevista tradicional, aplicamos uma Entrevista Musical, que atingiu nosso propósito de "quebrar o gelo" inicialmente, e, envolvê-los em nosso clima. 

3. Paródia Motivação - Momento Cante com a gente!

O recurso da música foi mais uma vez utilizado, e dessa vez, com a Paródia criada pela DesenvolveRH, trabalhando o conceito de Motivação. 

Acompanhe você também, com letra e vídeo a seguir!


CANTE COM A GENTE! ♪ ♫  

Motivação, moti Motivação (2x)
É o impulso interno que leva a ação.
Motivação, conjunto de forças que sustentam e regulam, orientam as ações de um organismo para determinados fins.
Motivação, moti Motivação (2x)
Necessidade, desejos e interesses que o comportamento orientado satisfaz ao fim.








4. Brainstorming “O que te motiva?”

A ideia desta etapa era fazer uma tempestade de ideias com todos os temas relacionados a motivação pessoal. Respondendo a perguntas como "De onde vem a motivação", "Quais elementos socioculturais interferem na Motivação", " A motivação vem de dentro, de fora ou dos dois?", "O que fazer para manter-se motivado no mercado", dentre outros. 


5. Dinâmica 1
    Coffe Break
6. Dinâmica 2


7.  Finalização com Vídeo e Discussão

Finalizamos o minicurso com esta etapa, apresentando um vídeo (segue link a seguir), e promovendo uma discussão juntamente com toda a turma, de forma colaborativa e produtiva. Na oportunidade, pudemos observar que o nosso objetivo de tratar a Motivação de uma forma didática foi alcançado com êxito. O conteúdo foi compreendido, assimilado e discutido, mantendo todos motivados a participar. 

(Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DID_ojhCkjY)

Por fim, encerramos cantando a paródia da motivação. 


Galeria de Fotos







Equipe DesenvolveRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário