Quem Somos

Somos estudantes do décimo período do curso de Psicologia da Faculdade Estácio em Sergipe, e este Blog foi elaborado como parte da Disciplina de Gestão e Responsabilidade Social, ministrada pela Profa. Dra. Milena Aragão, onde tivemos a oportunidade de, além da criação do Blog, ministrar um Workshop sobre motivação no ambiente de Trabalho.

Nossa Equipe:
Gerciane Barbosa, Erick Moura, Isys Carla, Laudiceia Santos, Layana Rosa, Maria Dayana, Tâmara Alves e Valdnéia Lisboa.

Nosso Contato

desenvolverh.se@gmail.com

(79) 9 9954-7533


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Algumas Reflexões sobre a Motivação

Sempre é pom reforçar conceitos, então, vamos ver mais uma vez a Definição de Motivação:
  • Um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos.
  • Um impulso interno que leva a ação, que envolve fenômenos emocionais, biológicos sociais.

   Para alguns autores a motivação pode ser interpretada como entusiasmo, otimismo que impulsiona o indivíduo rumo aos sonhos, objetivos e ambições.

    Segundo Barros, em uma de suas palestras, ao falar sobre motivação inicia seu discurso fazendo uma grande viagem filosófica entre a diferenciação do homem aos outros animais o mesmo retrata que o homem ao nascer, “não sabe viver”, cabe ao homem aprender a viver e para isso ele precisa ir além de sua própria natureza e assim, os homens acreditam ser superiores, ele não é como o resto da natureza e o que lhe resta é a soberania, a autonomia, a capacidade de fazer acontecer em função do nosso discernimento, de nossa inteligência e capacidade de escolhas. Entretanto, escolhas não é algo muito fácil de escolher. Escolher é identificar dentre outros uma alternativa melhor, ao escolher, o homem tende a pagar um preço pela sua própria escolha.

   Para barros, a diversidade exigida para a existência do homem na vida, dependerá da capacidade criada dentro de cada homem em relação ao mundo. O mundo requer do homem adaptações diversificadas e, com ou sem a aquisição dessas adaptações, o homem poderá ou não lhe atribuir uma nota de valor. Para o mundo das empresas, a vida requer o esforço, a ação do homem, no sentido do que ele deseja ser, de como ele sonha, o sucesso do homem na vida, dependerá de inúmeros itens, que se não construído no percurso de vida, poderá tornar a vida do homem, sem sentido ocupando um lugar de mero expectador. Três referências significativas citadas pelo autor nos chamou a atenção sobre as exigências da vida no mercado de trabalho: disciplina, confiança e sigilo que a depender de como foi constituída na vida do homem, irá fazer a diferença.

   A vida é uma sucessão de batalhas, nas histórias dos grandes vencedores, percebemos que para atingir seus objetivos, nada se construiu da noite para o dia. Família, emprego, amigos...  Concordamos com Musak, quando relata que todos nós temos um status atual e perspectivas em relação ao futuro. Transformar um motivo em ação requer de o homem criar possibilidades novas diante de uma “situação” boa ou ruim.

   Ainda Musak, “O futuro e o passado vai depender do que você faz hoje.”. O autor diz ainda que a motivação leva o homem à reflexão de: O que eu sou hoje como estudante, como pai, como mãe, como irmão, como cidadão, como líder, como foi constituídas essas referências em mim? E seja qual for à resposta, pergunte a si próprio, “O que eu quero ser”? Para ser a pessoa que eu quero ser, quais os passos a seguir? E a partir daí, buscar consolidar a situação presente com o futuro objetivado.

  Assim, utilizando as palavras de Cortella, “A felicidade depende de você.”

Um abraço, e até nossa próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário